Brinquedos no Jardim - (Parte 2) Festival Internacional de Jardins
Como o turbilhão de emoções em Ponte de Lima não fica por aqui, venho cumprir a minha promessa: a de vos levar pela mão ao Festival Internacional de Jardins! Olhem, mas vamos depressinha, pois os portões fecham no fim deste mês de Outubro ...
Este é um evento que vai já na sua 12ª edição, mas nem por isso perde o encanto de ser provavelmente um dos mais românticos acontecimentos do verão no norte do país. As temáticas são diferentes todos os anos, e os 10 jardins que são incluídos em cada edição são escolhidos de entre as muitas propostas desenhadas por arquitectos paisagistas, decoradores, engenheiros do ambiente, designers, artistas plásticos. O júri escolhe as propostas que melhor se adequam à temática proposta, os visitantes desfrutam de jardins efémeros, muitos deles desafios sobre o mundo em que vivemos ou queríamos viver. Depois o jardim preferido do público na edição anual mantém-se em exposição por mais um ano! Prémio justo!
Na edição deste ano privilegia-se o conhecimento. Sob várias formas, os criadores dos jardins colocaram o conhecimento sob as mais diversas formas: desde a célula e do ADN, até ao conhecimento mais filosófico das coisas grandes do Universo como a verdade, o desconhecido, Descartes e Galileu, nomes maiores do conhecimento que hoje temos. Ah, e o conhecimento das números até permite que se jogue xadrez no meio do festival! Ideia fantástica proporcionada pelo jardim ADN- Biblioteca do Conhecimento, da República Checa.
Mas o conhecimento também pode ser exportado! Por isso, nada melhor que uma viagem imaginária de avião! Se tiver miúdos, entrar nesta viagem é a coisa mais fácil do mundo. O problema vai ser tirá-los dos comandos deste avião que nos pode levar onde quisermos!
Bom, a viagem já vai longa! Se quiser fazer a mesma, basta que voe até Ponte de Lima até ao final do mês de Outubro. O Alto Minho Romântico deixa-lhe esta semente plantada na sua imaginação, e mostra-lhe um pouco do que foi também a edição de 2015, uma das mais espectaculares dos últimos anos, dedicados à Água, onde se inclui A Casa de Água, vencedora dessa edição e que se encontra ainda nos jardins em 2016.
Fotos da edição de 2015
Não se esqueça, leve apenas a imaginação consigo, na certeza de passar um dia inesquecível junto dos brinquedos e do jardim. Ah, não se esqueça de passar na cidade imaginária dos comboios. Ninguém vai conseguir disfarçar o encanto de revisitar a sua infância!