Concurso "Lenços de Namurados" Alto Minho Romântico
Os lenços de namorados, tão típicos do Minho e em especial das moças casadoiras, remontam à tradição da fidalguia dos séculos XVII e XVIII. As senhoras bordavam lenços quadrados, em linho ou algodão, com função decorativa, em especial para o lar.
Com passar do tempo, o costume foi adaptado pelo povo, que lhe deu progressivamente uma outra função: a da moça em idade de casar mostrar ao seu amado que ela já o tinha escolhido! Caso ele o decidisse usar em público, apronte-se o casório, pois o amor era correspondido; caso contrário, o rapaz arranjaria maneira de fazer o lenço chegara quem o havia bordado...
Porque o Alto Minho Romântico quer assinalar a quadra festiva que se aproxima, iremos oferecer um "Lenço de Namurados" com um motivo inequivocamente romântico : o poema do João Verde, poeta monçanense, que se referiu ao amor entre a Galiza e o Minho em termos de amor impossível! Para nós, e fazendo jus à tradição já secular destes bilhetes de amor, tantas vezes escritos com erros ortográficos, seguindo o modo como se falava, decidimos recriar um pouco o original, que reza assim:
"Vendo-os assim tão pertinho
A Galiza mail'o Minho
São como dois namorados
Que o rio traz separados
Quasi desde o nascimento.
Deixa-los, pois, namorar
Já que os pais para casar
Lhes não dão consentimento."
O concurso decorrerá até ao dia 30 de Dezembro e será escolhido um vencedor de uma belíssima caixa feita artesanalmente pela Ó Artesanato em que o lenço casa com os motivos românticos dos corações de Viana. O anúncio do/a vencedor/a será feito dia 6 de Janeiro, Dia de Reis.
O que tem que fazer? Simples:
1º Visitar a página da Ó Artesanato e deixar um "Gosto" (https://www.facebook.com/olga.o.artesanato)
2º Deixar uma mensagem no blog (no Formulário "Contactos" no final da página do blog) com os seguintes dados: Nome/ Email / Sugestão de um local romântico para visita / Frase que defina o blog "Alto Minho Romântico".
O/A vencedor/a será o/a autor/a da melhor frase, mas é terá que fazer o que se pede nas regras 1 e 2 acima!
!Num perdeis tempo e escrebai uma mensage bunita!"