top of page

Pela Marginal do Vez (5 dias, 5 parques)


Depois de ontem termos andado por Melgaço, hoje é dia de sugerir uma visita aos Arcos de Valdevez. Apesar de ser inverno, um passeio por aqui é sempre revigorante. Comece na ponte de aspecto medieval -mas que foi concluída em 1880- e passeie pela margem direita do Rio Vez, que nasce na montanha bem acima, no lugar da Seida, na Serra do Soajo.

A vila dos Arcos de Valdevez reclama para si um estatuto único no país: a de ter sido aqui que a disputa entre D. Afonso Henriques e o seu primo Afonso VII de Castela e Leão se resolveu em favor do lado português - no que ficou conhecido como o Torneio ou Recontro do Vez- que viria a lançar definitivamente as bases para o Reino de Portugal ser reconhecido três anos mais tarde, em 1143. O passeio ficará bem mais enriquecido pela homenagem a esse momento prestada pela presença de duas magníficas esculturas do Mestre José Rodrigues, colocadas na marginal do rio, antecedidas por um, obelisco evocativo deste momento seminal na história do nosso país.

Para além de ser muito bem cuidada e propícia a corrida e marcha, esta marginal oferece alguns tesourinhos em forma de fonte com painéis de azulejo que incluem pedaços curiosos de sabedoria popular tal como se encontra no seguinte verso:


Rasteirinha e diligente

a fonte de água, a correr

diz baixinho a toda a gente

- Se tens sêde, vem beber.


Nem sempre é crime matar

até, às vezes, é graça!

Eu, por exemplo, a cantar

mato a sêde de quem passa! (autor: HC)





Boas andanças!

bottom of page