top of page

Caminha na Paisagem UNESCO (5 dias, 5 parques)


Em Caminha existe um tesouro incomparável no Alto Minho, o Estuário dos Rios Minho e Coura. O passeio que sugerimos hoje é exactamente neste local, que mereceu um acordo entre os dois lados do Rio Minho - Caminha e A Guarda- para uma candidatura desta paisagem especial a Paisagem Cultural da UNESCO.

Este parque, de nome 25 de Abril, fica situado junto à margem esquerda do Rio Coura, mas a diferença para qualquer outro parque no Alto Minho é a amplitude de visão ribeirinha que permite, uma vez que junta dois dos rios mais importantes que atravessam o nosso território! É possível admirar o Monte de Santa Tecla do lado galego, assim como a Serra d'Arga do lado minhoto.


Para além desta visão periférica, como é um estuário bastante extenso, permite a observação de aves migratórias bem como algumas aves raras em Portugal como o cisne-bravo, o pato-fusco, o merganso-grande, a mobelha-pequena, a mobelha-grande, o mergulhão-de-pescoço-castanho ou a gaivota de Bonaparte. Se dispuser do equipamento adequado, o parque permite visão privilegiada para o estuário onde pode desfrutar da companhia destas e de outras aves. Pode aceder a um guia prático de observação de aves no distrito de Viana do Castelo aqui (http://tinyurl.com/jhlyhaz).


Para além de um regalo para os olhos e ouvidos, o parque permite também andar de bicicleta ou de skate, jogar basquetebol, ou para os mais comedidos, caminhar pelos amplos jardins, onde se podem admirar palmeiras plantadas há umas boas dezenas de anos. Para quem quiser apenas desfrutar do local os bancos espalhados pelo parque são suficientes para passar uma boa manhã ou tarde.




O Parque 25 de Abril foi recuperado em 2009 e hoje em dia é um espaço muito aprazível, tendo igualmente um espaço de cafetaria de apoio no parque e outros na mesma zona. Se puder, apanhe uma das trutas que são famosas por aqui, quanto mais não seja na máquina fotográfica!




Boas andanças!









bottom of page