top of page

Parque das Caldas (5 dias, 5 parques)

E se lhe dissermos que a zona de lazer que pode encontrar junto às Termas de Monção é um dos locais a ver e sentir antes das cheias de Fevereiro/Março, em especial num dia soalheiro? Estaria tentado a vir conhecer ver o Rio Minho fazer o seu caminho, ora suave, ora desenfreado?


Conhecido como Parque das Caldas, a zona de lazer que hoje recomendamos na série "5 dias, 5 parques" (ver no blog), é um local obrigatório para quem goste de passear, com e sem crianças, uma vez que o sossego que oferece a sua envolvência de plátanos, carvalhos e amieiros nem com as correrias das crianças no parque infantil é quebrado! Muito procurado na primavera e no verão, o Parque das Caldas assume cores fantásticas no outono e um charme quase inigualável no inverno.



O Parque está dividido em várias zonas, e cada uma delas com diferentes filosofias: a parte superior apresenta um jardim clássico, com um traçado desnivelado em dois patamares, com um caminho central que conduz à entrada do antigo edifício termal, entretanto recuperado pela Câmara Municipal. Aqui, passeia-se, lê-se, conversa-se, namora-se.


Separado por uma fileira de bambus está o parque infantil, e logo ao lado, existe uma zona relvada para jogos, encimada por uma bancada que, nas horas de maior calor no verão, permite um excelente refúgio do calor. Espreite aqui como é a envolvência (http://tinyurl.com/jmug9v8)

Vista superior

Patamar Superior

Depois o parque dá preferência aos caminhantes, pois oferece a possibilidade de uma caminhada pela vereda e pelos passadiços em madeira em paralelo ao rio, que satisfazem um praticante médio de caminhadas. Ao seguir por este caminho até ao seu final, passará por outra zona importante do Parque das Caldas, que é a zona de merendas, muito procurada em especial por excursões. Aqui pode também experimentar meter a cabeça numa pedra e fazer-se ouvir ... do outro lado se decidir brincar com as esculturas colocadas nesta zona! Aviso: não assumo qualquer responsabilidade se não conseguir tirar a cabeça!



Talvez por ser uma zona muito frequentada, alguns dos equipamentos necessitem de pequenas mas importantes intervenções de conservação que por certo irão beneficiar quem procura o parque durante o ano inteiro.


Do outro lado desta zona, encontra-se o Complexo Desportivo das Caldas, que também oferece a possibilidade de praticar ténis, basquetebol, e claro está, futebol.



Se quer ainda ver o Parque das Caldas antes das tradicionais cheias de inverno, despache-se, pois quando começar a chover, muito do que vai ver ficará submerso por uns dias!


Boas andanças!

















https://youtu.be/HglHIg9N1EI

bottom of page